A infância da arte/A arte da infância

Título: A infância da arte/A arte da infância 

Autora: Dalila d’Alte Rodrigues

3ª edição

 

Melhorado, acrescentado, actualizado e profusamente ilustrado, o livro aborda a História da Arte Ocidental (Artes Plásticas), desde a Pré-História à actualidade (incluindo a arte digital), estabelecendo, sempre que oportuno, uma relação com o Oriente.Trata-se de uma publicação muito solicitada em Portugal no âmbito da Educação Artística, História da Arte e Psicologia da Arte, quer por educadores e professores do Ensino Básico, Secundário e Superior, quer por estudantes universitários, mestrandos e doutorandos. A Educação Artística realça a importância da infância na formação inicial da personalidade humana. É fundametal ao professor uma sensibilização estética nas áreas expressivas, para melhor compreender a autenticidade e a criatividade ludo-expressiva da criança, que encontra prazer no que faz através da descoberta, tanto maior, quanto menos preconceituosa.

O livro propõe a realização de trabalhos, que poderão ser entendidos no âmbito da arte-terapia, na medida em que a criatividade tem uma relação imediata com a saúde mental e a auto-estima. Aliás, tudo o que proporciona prazer é saudável. Propõe a experimentação de técnicas que estimulam a livre expressão e a consequente criatividade, apoiando-se na visualização de obras de artistas de reconhecido mérito nacional e internacional, como um estímulo para a descoberta de novas linguagens.O contacto com a obra de arte contemporânea promove a sensibilização estética e contribui para desbloquear a criatividade, proporcionando a realização de surpreendentes trabalhos. Importa respeitar a autenticidade expressiva e estimular a criatividade, que envolve os aspectos mais inesperados da imaginação, como referências humanas primordiais.A cultura e a arte em geral não têm limites, embora se enraízem em regiões, países e continentes com  características muito próprias, que estabelecem curiosas e inesperadas afinidades estéticas e culturais, alargando o nosso conceito de arte universal.

 

 

A infância da arte/A arte da infância proporciona o confronto de civilizações  remotas e actuais,  como o primitivismo  e o modernismo,  a tradição e a inovação.

Apresenta um conjunto de analogias formais, cromáticas, simbólicas e expressivas entre a “arte bruta”, a arte “primitiva” e o artista contemporâneo.

Comenta as diversificadas tendências  estéticas  ao longo do tempo,  ilustrando ideias e conceitos  esclarecedores de uma visão da História da Arte, numa perspectiva  psicopedagógica.

Dá a conhecer obras de jovens revelações, hoje premiadas internacionalmente, entre as quais ex-alunos do “Centro Artístico Infantil” da Fundação Gulbenkian, em Lisboa (onde a autora colaborou cerca de 18 anos), representados nas anteriores edições enquanto crianças.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s